título

Banco Mundial vai disponibilizar 50 milhões de dólares para ensino profissional em Moçambique

O Banco Mundial vai disponibilizar 50 milhões de dólares para o apoio a institutos e centros técnico-profissionais de Moçambique em 2019, anunciou hoje o director-geral da Autoridade Nacional de Educação Profissional, Edmundo Jossefa.

"Estamos a falar de 20 instituições de educação profissional, isto é, escolas do ensino técnico e de centros de formação profissional que são tutelados pelo Ministério do Trabalho, Emprego e Segurança Social", afirmou Edmundo Jossefa.

 

A verba será usada a partir de Junho do próximo ano e é parte de um envelope financeiro de 90 milhões de dólares prometidos em 2006 pelo Banco Mundial para o processo de requalificação e reapetrechamento do ensino técnico-profissional moçambicano.

 

"Os institutos devem ser autónomos. Uma instituição de ensino técnico é uma empresa de formação e de educação ao mesmo tempo", declarou Edmundo Jossefa.

 

A autonomia vai permitir que as instituições de educação profissional tenham a liberdade de definir os critérios de admissão e cursos a ministrar.

 

Lusa

22.10.2018

 

Partilhe: Facebook Twitter
>