título

És recém-licenciado? E agora?

Chapeu universitário - Capelo

Dicas para recém-licenciados encontrarem emprego.

Há cada vez maior concorrência no mundo laboral e estar à altura dos desafios torna-se importante para o sucesso. Moçambique tem-se tornado num dos destinos preferidos de profissionais de outros países, devido à crise financeira internacional, à descoberta de recursos naturais e ao turismo.

 

Se és recém-licenciado, a dificuldade duplica. Por isso, é necessário usar algumas estratégias.

 

Valoriza-te

Nunca deves chegar à entrevista de emprego com a sensação de que não vais conseguir porque és muito novo e não tens muita experiência. Com o actual apetrechamento das faculdades, os recém-licenciados estão cada vez mais capacitados. Mostra o teu conhecimento. Acabaste de deixar a universidade, está tudo fresco na tua memória. Além disso, compensa a falta de experiência com as tuas actividades extra-curriculares.

 

Potencial

Podes até ser "sem experiência", mas deves focar-te no teu potencial. Enquanto muitos veteranos já estão esgotados, tu és jovem e com muita força de vontade. Mostra que tens potencial para aprender muito, trabalhar duro, adquirir e processar novos conhecimentos.

 

Networking

Esta é a hora em que mais te deves preocupar com a tua rede de contactos. É essencial que estejas frequentemente conectado com pessoas importantes. Além disso, não ignores ninguém da tua universidade. Eles também podem ajudar-te muito.

 

Vende a tua falta de experiência como uma qualidade

Faz os recrutadores entenderem que a tua falta de experiência também pode ser positiva. Novos profissionais são mais proactivos, têm ideias novas, trazem maneiras novas de realizar certas actividades, não têm tantos vícios de execuções e são mais abertos a mudanças. Fá-los perceber que alguém novo na empresa pode ser aquilo que eles estão à procura e certamente traz nova dinâmica ao trabalho.


Não te limites à capital

Já está provado que Moçambique tem potencial turístico e a grande aposta encontra-se em Inhambane e no norte do país. Existem também as grandes empresas que gerem recursos minerais no centro e norte. Lança-te a descoberta de novos horizontes.

 

 

Partilhe: Facebook Twitter
>