título

Moçambique assinala hoje arranque do novo ano lectivo

O Governo assinala hoje o arranque do novo ano lectivo com uma cerimónia oficial no centro do país, já com as salas prontas para as aulas, que começam na segunda-feira e vão decorrer até Novembro.

O Ministério da Educação e Desenvolvimento Humano anunciou que vai haver mais 1,2 milhões de crianças nas escolas primárias.

 

Os novos ingressos deverão elevar o total de alunos do ensino geral primário e secundário do sistema público moçambicano de 6,9 milhões no último ano lectivo para mais de sete milhões.

Ainda assim, de acordo com o ministério, as novas matrículas no ensino primário representam 87,7% da meta que estava prevista.

 

Há escolas que em que ainda decorre o processo das matrículas, uma estratégia para que se cumpram as metas estabelecidas, segundo informação das instituições.

 

No total, para este ano, o Governo moçambicano contratou mais cinco mil professores para responder às necessidades do sector.

A última edição do boletim Moçambique, publicação do Governo, refere que "o número está aquém das necessidades, mas é o possível olhando para a disponibilidade financeira".

 

A cerimónia central de arranque do ano lectivo vai decorrer hoje no posto administrativo de Rotanda, província de Manica, centro de Moçambique, e será dirigida pelo primeiro-ministro moçambicano, Carlos Agostinho do Rosário.

 

O ano lectivo arranca numa altura em que ainda se vive o verão, que coincide com a época das chuvas, decorrendo ao longo de 38 semanas de aulas divididas por três períodos, até 16 de novembro.

 

02 Fevereiro 2018

Fonte: Lusa

 

Partilhe: Facebook Twitter
>