título

Universidades de Macau e Pedagógica de Moçambique querem reforçar colaboração

A Universidade de Macau (UM) e a Universidade Pedagógica (UP) de Moçambique assinaram um memorando de entendimento para o intercâmbio académico e a colaboração na investigação, foi hoje anunciado.

Além do intercâmbio entre faculdades e estudantes, o memorando define um quadro para o desenvolvimento conjunto de programas académicos e de investigação entre aquelas duas instituições, indicou a Universidade de Macau, em comunicado.

 

Durante o encontro, os reitores da UM, Song Yonghua, e da Universidade Pedagógica, Jorge Ferrão, debateram ainda as medidas para a aplicação do memorando, incluindo programas de mobilidade e iniciativas de interesse comum, indicou a mesma nota, sem especificar em que data decorreu a visita.

 

Em Moçambique, a delegação da UM esteve também reunida com responsáveis da Universidade Eduardo Mondlane (UEM), que há 20 anos mantém uma estreita colaboração com a Faculdade de Direito da UM. No encontro, as duas instituições concordaram continuar “a explorar novas áreas de colaboração, especialmente a nível de programas de doutoramentos e de pós-doutoramentos, investigação conjunta e publicações”.

 

A delegação da UM participou também numa conferência sobre colaboração na educação superior entre Moçambique, China e Macau, que decorreu na terça-feira passada na UP e que contou com a presença do embaixador chinês em Maputo, Su Jian.

 

Na conferência, o reitor Song destacou a importância de colaborar com universidades dos países lusófonos, bem como de estratégias para promover inovação e aplicação de conhecimento.

 

SAPO/Lusa

08/03/2019

Partilhe: Facebook Twitter
>