título

Onde surgiu a expressão "mão de vaca"?

Publicado dia 28 de Dezembro de 2015 Voltar à página de Curiosidades

Mão de Vaca é uma expressão popular usada para indicar a uma pessoa que não gosta de gastar dinheiro, agarrado ou que detesta oferecer.

Essa expressão surgiu pelo facto de algumas pessoas terem a incapacidade que a vaca tem de manusear objectos e para o ser humano estes objectos é o dinheiro ou outros bens.

Uma pessoa "mão de vaca" é aquele que se priva de tudo para poder economizar o que lhe pertence, não gosta de partilhar os gastos e espera sempre que outras pessoas paguem por ele.

As pessoas "mão de vaca" não sentem vergonha e nem receio de pedir aos outros. Esta expressão "mão de vaca", tem o mesmo significado das expressões "mão fechada", "unha de fome", "pão duro","migalheiro" e em Angola algumas pessoas usam o termo como "Agostinho Neto", pelo facto da estátua do ex-presidente de Angola estar de mão apertada.
 
Em alguns países lusófonos "Mão de vaca" é um prato típico da culinária e é preparado com a pata da vaca, guisado e acompanhado arroz branco e molho dependentemente do seu gosto.

Partilhe: Facebook Twitter
>